domingo, 30 de janeiro de 2011

Saúde e alimentação



Para falar de saúde, numa abordagem mais integral, quero começar lembrando o que diz a física quântica sobre a nossa origem. De acordo com esta abordagem da ciência, somos constituídos da mesma substância básica que originou as estrelas, isto é, energia ou, melhor dizendo: Luz.
Já está provado que todos os seres do planeta possuem um campo energético que os envolvem e penetra. E há também canais de energia no campo de cada indivíduo – os meridianos -, através dos quais fluem e são distribuídas as energias sutis necessárias à manutenção e organização do corpo humano.
A saúde depende da circulação equilibrada da energia vital pelo corpo. Se esse fluxo energético é bloqueado, o corpo sofre desequilíbrio e adoece.
Para o bom funcionamento do nosso corpo, é preciso levar em consideração ainda os diversos sistemas do organismo, como o sistema nervoso, o respiratório, o locomotor, o gastrointestinal, etc. Além disso, levar em consideração a postura do indivíduo, sua personalidade, seu emocional, seu estilo de vida e condições ambientais.
Um erro no tratamento ortodoxo é tentar tratar as partes sem a compreensão do todo, afinal, nosso organismo funciona de forma integrada.
Ao abordar a questão alimentar, é importante lembrar que nós e os alimentos somos mais que aglomerados de moléculas. Daí ser imprescindível considerar não só a composição química, mas também a energia vital do alimento que interage com o corpo humano.
A energia vital encontra-se mais preservada e abundante nos alimentos orgânicos, que sofreram o mínimo de manipulações, como a água, frutas, vegetais orgânicos frescos, cereais integrais, sementes, etc. Os alimentos frescos fornecem mais energia que os processados e os cozidos.
A má alimentação – seja pelo excesso, deficiência, qualidade biológica inferior, ou contaminação ambiental -, assim como as tensões crônicas, tendem a enfraquecer o campo energético do indivíduo, levando ao aparecimento de doenças.
Embora a alimentação inadequada não seja o único fator causador das doenças, colabora muito para o seu aparecimento. Por isso, a alimentação equilibrada é fundamental na prevenção e tratamento das enfermidades.
Quando compreendemos a verdadeira natureza do homem, podemos entender melhor a origem da doença. Assim o tratamento deve ser holístico e atuar de uma forma integral, a partir da compreensão do indivíduo como um todo.