domingo, 1 de maio de 2011

Introdução aos Chakras



O universo é constituído por um vasto sistema de energia. Tudo o que está manifestado neste universo, a exemplo da nossa galáxia, do sistema solar, do planeta terra e nossos próprios corpos, são subsistemas dentro de um grande campo unificado.
O corpo humano não apenas é constituído por campos de energia, mas está imerso em um contínuo e complexo campo de energia. O campo de energia humana envolve, penetra e define o próprio corpo físico. Ele é luminoso e emite uma radiação própria, característica, que costuma ser denominada de “aura”.
Os seres humanos possuem ainda centros de energia que são chamados de chakras, palavra originária do sânscrito que significa roda girante ou “disco giratório”. Quando estão inativos assemelham-se a rodas; quando despertos, assemelham-se a uma flor (lótus aberta), irradiante e colorida, de acordo com a freqüência da sua energia. Estas cores vão do vermelho ao violeta e correspondem às cores do arco-íris.

Os chakras movimentam-se como vórtices ou redemoinhos, que se formam no encontro de linhas de força chamadas nadís, do mesmo modo que os plexos, no corpo físico, são formados no encontro de nervos. Cada área do corpo é mantida pela radiação energética de seu chakra giratório, que funciona como centro organizador para recepção, assimilação e transmissão das energias vitais.

Os principais chakras estão alinhados ao longo da coluna vertebral. Eles dão origem a muitos outros, denominados secundários, através de uma rede de vascularização prânica, que são as nadís. Prana é o nome dado pelos hindus para a energia cósmica universal. É Também chamada Chi (Ki) pelos chineses, orgone por Wilhelm Reich e energia vital pelos homeopatas.
Os vórtices criados pelos centros energéticos estão intimamente relacionados com o sistema endócrino. As glândulas endócrinas são projeções físicas dos chakras. Cada chakra está relacionado com determinados órgãos e com um determinado estado de consciência. Eles são fundamentais para a saúde tanto física quanto emocional.
Todas as percepções e todos os possíveis estados de consciência estão relacionados com um dos sete chakras. O que experimentamos na vida depende do centro de energia com o qual estamos mais sintonizados. O funcionamento dos chakras reflete a forma como respondemos às condições da nossa vida. Isto é, com que filtro escolhemos responder às situações da nossa vida.
Quando alguém não está bem, sente desconforto no chakra associado ao seu mal-estar, e na área do corpo físico associado a esse chakra. Este desconforto é detectado pelos nervos do plexo associado a esse chakra, e transmitido para a área do corpo controlada por esse plexo. Quando isto acontece por um longo período de tempo, ou com muita intensidade, a pessoa apresenta um sintoma no corpo físico.