sábado, 3 de setembro de 2011

O O QUE É SAÚDE

“Saúde é nossa herança, nosso direito. Ela é a união completa e total entre a alma, a mente e o corpo; e isto não é um ideal difícil de conseguir, mas é tão simples e natural que a muitos de nós passa despercebido.”
Edward Bach

Saúde é um estado de equilíbrio e bem estar físico, emocional e mental. Por outro lado, a doença é o resultado de um estado de desarmonia entre o corpo físico e os níveis mais sutis do Ser. São os pensamentos, sentimentos, emoções, o nosso modo de viver, de cuidar de nós próprios, do nosso corpo, a forma como enxergamos as outras pessoas e o mundo, os padrões de comportamento, que resultam em saúde ou doença.
A doença revela quem é o doente, pois reflete as suas emoções e a sua forma de estar na vida. Através dela, é possível fazer uma leitura do que se passa com o indivíduo e qual é o seu engano. É um equívoco pensar que se pode curar realmente um doente cuidando apenas dos sinais de desequilíbrio que se apresentam no seu corpo físico. É através da compreensão e transformação profunda do que o tirou do estado de harmonia, que a cura pode, de fato, acontecer.
É preciso mudar o padrão que causou o adoecimento para avançar no sentido da cura. Fazer com que os sintomas físicos desaparecem, sem que uma transformação profunda aconteça no indivíduo, apenas adia o problema. É só uma questão de tempo para que ele volte a adoecer, se não da mesma doença, de alguma outra que, frequentemente, surge de forma ainda mais grave.
A medicina compreendida através da visão newtoniana, mecanicista, aborda o corpo humano como uma espécie de máquina complexa, composta por uma série de sistemas químicos que fornecem energia para a estrutura corporal, formada de tecidos e órgãos. É uma visão incompleta. Não inclui o nível energético, vibracional, base da sustentação da vida.
Como comprovou Albert Einstein, através da sua famosa equação E=mc², a matéria é também energia, vibrando em outra frequência (energia congelada). Somos todos constituídos de diversas modalidades de energia, a exemplo da mental e da emocional. O ser humano é um sistema aberto que naturalmente troca energia com as outras pessoas e com o meio em que vive. Assim, toda doença é um desequilíbrio do campo de energia do indivíduo.
O nosso corpo sutil é formado de muitos caminhos energéticos conhecidos como meridianos ou nadis. Quando o fluxo da energia flui sem obstáculo, os órgãos nutridos por aqueles fluxos apresentam-se saudáveis. É o equilíbrio dos campos de energia que leva a fisiologia do corpo a se equilibrar.
Precisamos expandir a nossa consciência, para incluir no nosso dia-a-dia os nossos níveis mais profundos e sutis, rompendo com o reino exclusivo da materialidade. Só assim, finalmente compreenderemos que a vida física é moldada no nosso nível sutil, onde nascem os estados de saúde ou de doença.