sábado, 28 de abril de 2012

A RESPIRAÇÃO MODULA A VIDA



         “Se de alguma forma sua respiração estiver
restringida, sua vida também estará.”
(Michel Grant White).

Vivemos em um mundo cheio de objetos e coisas materiais, que não é puramente sólido como muitos pensam. É a mínima parte de um universo infinitamente mais sutil. Tudo o que acontece no mundo físico está relacionado com campos de energia que fazem parte desse mundo sutil, que pulsa o tempo todo, e é a matriz do mundo físico.
O nosso corpo, assim como o universo, é um campo de energia em constante transformação. Quando alteramos os padrões do nosso mundo sutil, automaticamente, os padrões do nosso universo físico se alteram.
Estamos mergulhados em um universo vivo e como tudo que é vivo, ele respira. Todo o nosso corpo respira: as nossas células, os nossos tecidos, os nossos órgãos. Respiração é vida. Existe uma correspondência entre a forma como estamos respirando e a forma como vivemos.
Infelizmente é comum, hoje, que as pessoas vivam sob situações de estresse. No trabalho, por exemplo, frequentemente a prioridade não é o bem estar físico, emocional e mental, porém o lucro que dele advém. Em decorrência disto, o corpo responde com algumas alterações, como a do ritmo respiratório, que pode se tornar acelerado ou, outras vezes, superficial e difícil.
Quando se respira mal, todo o corpo fica prejudicado, não apenas pela deficiência da troca de oxigênio, como pela insuficiência de inalação do prana, que dá a vida e mantém a nossa matriz energética. Quando se respira bem, isto é, lenta e profundamente, todos os centros de energia ou chakras são energizados, vitalizando o corpo, proporcionando saúde, bem estar, calma e clareza mental.
Existe também uma correspondência entre o fluxo dos pensamentos e a respiração. Quando os pensamentos estão tranquilos, a respiração se tranquiliza e vice versa. Infelizmente, a maior parte das pessoas não respira como deveriam: profunda e lentamente.
Além de manter as funções básicas da vida, seja no que diz respeito ao corpo físico ou à nossa matriz energética, a respiração se constitui em uma das mais poderosas ferramentas de transformação, permitindo-nos além de queimar toxinas, liberar emoções guardadas, alterar a estrutura do corpo e alterar a consciência.